CONTABILIDADE - Entenda o que são partidas dobradas
- Além do Caixa
- 27 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2019
Em nossa primeira postagem falamos que o ativo e o passivo devem ter o mesmo valor quantitativo e, nessa segunda postagem aprofundaremos em um tema de suma importância para a Contabilidade: o método das partidas dobradas em que diz que a cada débito deve se ter ao menos um crédito de igual valor.
A primeira vez que tal método foi utilizado, datado em 1494 foi descrito pelo Frei Luca Pacioli em sua principal obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” o que futuramente fez com que ele fosse conhecido como o “pai da contabilidade”, pois basicamente foi o primeiro a descrever uma contabilidade de dupla entrada.
Logo, a lógica das partidas dobradas está relacionada a débito e crédito, ou para que deixe mais claro para vocês, está ligada a questão da origem (crédito) e aplicação (débito) dos recursos. Mas como se dá essa origem e aplicação?
Vejamos de forma exemplificada melhor essa situação de origem e aplicação: A Empresa YOU S/A comprou à vista uma mesa para o escritório de seu administrador no valor de R$500,00. Na lógica da partidas dobradas qual seria a origem (crédito)? Já sabemos que a compra foi à vista, o recurso saiu do Caixa (ativo) e qual seria a aplicação do recurso? Se compramos uma mesa, que é de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa, servindo a sua estrutura, logo a aplicação (débito) é na conta Móveis e Utensílios (ativo).
Nota-se que nessa partida dobrada trabalhamos com duas contas do ativo, a conta Caixa e a conta de Móveis e Utensílios. E, aqui pode vir a surgir uma grande dúvida para quem começa a estudar Contabilidade, quando devo creditar ou debitar uma conta? Primeiramente devemos saber se a conta de natureza devedora ou credora, como já dito antes (link), no Balanço Patrimonial, os Bens e Direitos são pertencentes ao Ativo (lado do débito/lado devedor/lado esquerdo) e as Obrigações (lado do crédito/lado credor/lado direito ), por isso a ligação entre nossas duas primeiras postagens (equidade dos lados).
O que vem a seguir vai te salvar na hora de saber quando creditar e debitar uma conta, se essa conta for do Ativo, você aumentará ela quando você debitar e consequentemente diminuirá quando creditar e o caminho inverso serve para contas do Passivo .
Veja o esquema a seguir :
📷

Com esse esqueminha esperamos facilitar sua vida na hora de decidir quando debitar e creditar .
Surgiu alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe um comentário na postagem, pois nossa equipe estará pronta para te responder.
Grande abraço e nos vemos na próxima postagem.
Comments