CONTABILIDADE - abrindo os olhos
- Além do Caixa
- 9 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2019
A Ciência Contábil ainda é muito desconhecida e até mesmo desvalorizada, mas a quem devemos “culpar” esse desconhecimento e essa desvalorização? Honestamente, os contabilistas (contadores e técnicos contábeis) respondem por quase totalidade a imagem criada pela sociedade, todavia, não faz-se necessária a citação de posturas; características, entretanto aqui nesse texto ajudaremos a desmascarar e apresentar a Contabilidade de uma nova visão ou primeira para quem nunca esteve em contato com essa ciência social (e, sim, estamos aqui trazendo essa revelação, pois muitos acreditam ser uma ciência exata, mas a Contabilidade não se faz apenas no ato de calcular, havendo muito mais regendo a mesma).
Afinal, o que é Contabilidade? A Contabilidade é uma ciência aplicada em que suas principais funções são a de registrar, estudar, analisar o patrimônio, seja referente à uma organização ou até mesmo à uma pessoa física.
E, patrimônio? O conceito de patrimônio diz respeito aos bens e direitos que a empresa possui e também, às obrigações. E, são utilizadas Demonstrações Contábeis para que isso se torne mais fácil e padronizado, havendo a utilização de leis para que isso seja possível e também para que se evite crimes no âmbito contábil.
Desse modo, a partir dessas pequenas e rápidas conceituações podemos citar agora a Demonstração Contábil mais importante e a que traz consigo informações adjuntas das demais Demonstrações, o Balanço Patrimonial.
É no Balanço Patrimonial em que pode-se ver como a “saúde” da empresa se encontra (muitos tratam os contabilistas como médicos das organizações, e por tamanha responsabilidade atribuída, faz-se acreditar que de fato, existe a medicina contábil/ financeira) e como podemos resolver problemas não vistos às claras, citando também uma das funções da Ciência Contábil que é a de auxiliar nas tomadas de decisões.
No Balanço Patrimonial fica visível a ideia de bens e direitos, que recebe o nome de Ativo, e das obrigações, denominada de Passivo. É do lado direito do Balanço Patrimonial (Passivo+Patrimônio Líquido*) que está a origem/fonte das minhas aplicações (Ativo, que encontra-se do lado esquerdo). Havendo ligação entre os dois lados, surge também uma regra: os dois lados devem sempre possuírem o mesmo quantitativo.
*daremos melhores explicações posteriores sobre o Patrimônio Líquido e suas funções dentro do Balanço Patrimonial, assim como demais elementos desta Demonstração.
Muita informação, né? Calma, que vamos caminhar juntos. Espero que fiquem com a gente, pois muita coisa boa vem por aí. Até a próxima!
Comentarios